QUEM SOMOS

O Ambulatório Médico Especializado Barradas foi criado em setembro de 2008 a partir de um contrato de gestão assinado entre a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e o Seconci Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo.

Iniciamos nossas atividades em dezembro de 2008, em meio a reforma do prédio, respeitando as necessidades dos nossos usuários. O AME ocupa uma Área de 30.000m2, com 16.000m2 de Área construída. Possui 45 consultórios de atendimento, centro cirúrgico com 6 salas operatórias e 12 leitos de RPA, hospital dia com 24 leitos, 2 salas de pequenos procedimentos, 3 salas para realização de procedimentos endoscópicos, Área para reabilitação, Área destinada para exames diagnósticos inclusive com ressonância magnética e medicina nuclear, anfiteatro, lanchonete e demais Áreas de apoio necessárias para o atendimento integral dos nossos usuários.

O AME tem por objetivo atender ao déficit da oferta de serviços de média e alta complexidade em regime ambulatorial, sendo referência loco – regional de alta resolutividade e tendo 100% de sua oferta de serviços regulada conforme diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde.

Atendendo as diretrizes da SES, os fluxos de referência e contra referência terão como objetivo a otimização dos recursos disponíveis na assistência primária, nos ambulatórios de especialidade e complementarmente na assistência hospitalar agilizando processos assistenciais na fase diagnóstica e realizando intervenções cirúrgicas em regime de hospital dia liberando capacidade instalada nos hospitais da região.

Seguindo determinações da SES para o atendimento nos Ambulatórios Médicos Especializados, o AME oferece atendimento médico de alta resolução, ou seja, atendemos protocolos clí­nicos previamente definidos e acordados com a Secretaria da Saúde, de maneira que os pacientes são atendidos na sua integralidade e dentro do possível em um único dia, o foco do atendimento é voltado para a investigação diagnóstica e orientação terapêutica, nos ambulatórios clínicos, e resolução cirúrgica nos ambulatórios cirúrgicos. Atualmente contamos com um total de 22 especialidades médicas e mais de 30 exames auxiliares de diagnóstico e terapêutica (anexo 02).

O grande diferencial do AME é a presença de um centro cirúrgico completo com 6 salas operatórias e 12 leitos de recuperação pós anestésica, possibilitando a realização de cirurgias de pequeno e médio porte, inclusive sob anestesia geral. Para isto contamos com um ala de internação, em regime de hospital dia, com 12 quartos e 24 leitos, funcionando das 6 ás 22hs permitindo ao paciente ser operado e receber alta no mesmo dia.

O AME estará oferecendo á população aproximadamente 200.000 consultas em 2010, e embora a vocação deste equipamento de saúde seja loco-regional, o sistema de agendamento Conexa leva em consideração o endereço residencial do usuário, de maneira que entendemos que uma parte importante dos recursos oferecidos serão para os usuários das unidades de saúde da comunidade de Heliópolis, que segundo dados recentes do IBGE possui cerca de 120.000 moradores.

SECONCI

O Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo : SECONCI-SP é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos, fundada em março de 1964 por um grupo de empresários do setor e tem como missão promover ações de assistência social, nela incluída saúde, educação e demais atividades afins.

Com sede na capital, o SECONCI-SP mantêm Unidades Ambulatoriais no ABC, Campinas, Cubatão, Piracicaba, Praia Grande, Ribeirão Preto, Riviera de São Lourenço, Santos, São José dos Campos e Sorocaba, que realizam anualmente mais de dois milhões de atendimentos, entre médicos, odontológicos, exames, serviços complementares e de apoio. Ao longo desses anos, o SECONCI-SP vem conquistando aliados e selando parcerias. Desde 1998, a entidade é qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) pelo Governo do Estado de São Paulo e é responsável pela gestão do Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS), do Hospital Estadual Vila Alpina (HEVA), do Hospital Regional de Cotia (HRC) e do Hospital Estadual de Sapopemba (HESAP).

Em 2006, o SECONCI-SP se qualificou como Organização Social pelo Município de São Paulo, passando a administrar quatro Unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA´s), localizadas na zona leste da capital: Hermenegildo Morbim Junior, Vila Califórnia, Vila Oratório e Dr. Ignácio Proença de Gouvêa, que funciona 24 horas.

Desde abril de 2008, a entidade é responsável também pela administração do Território Penha/Ermelino Matarazzo, que engloba mais de 40 Unidades de Saúde, entre Unidades Básicas de Saúde, AMA´s, CAPS´s e Ambulatórios de Especialidades.

Os bons resultados apresentados pelo SECONCI-SP consolidaram o caminho para novas conquistas. Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, a entidade tornou-se gestora também do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Dr. Luiz Roberto Barradas Barata, do Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição de Insumos de Saúde (CEADIS) e do Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI) II.